Sabemos que a salvação é uma questão de fé, mas a recompensa do reino é uma questão de obras. Fomos salvos pela graça para as obras, no entanto até mesmo as obras precisam ser feitas pela graça de Deus. Fazemos as obras pela graça quando dependemos completamente do Senhor e da força do Espírito para realizá-las. (Efésios 2:10)
1. Algumas pessoas depois de ouvirem sobre a graça de Deus concluem: “Agora não preciso fazer mais nada para Deus!” No entanto a conclusão de quem realmente conhece a graça é: “agora posso fazer a obra de Deus porque o seu poder reside em mim!”
2. A graça me libera para fazer a obra de Deus. Antes eu vivia debaixo de acusação e medo, mas agora estou em paz com Deus e nessa paz posso testemunhar e liderar uma célula. Antes me sentia acusado e não tinha ousadia para orar com um enfermo ou expulsar demônios, mas agora sei que Cristo é a minha justiça e eu tenho autoridade por causa da obra completa do Senhor na cruz.
3. Na verdade ser um vencedor é mais que fazer algo para Deus na vida da Igreja, o vencedor é aquele que vence o diabo, a carne e o mundo. Mas ele o faz pela graça de Deus e não pelo esforço próprio.
4. Apocalipse 12:11 diz que “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho.” O vencedor sabe que sobre ele não há mais nenhuma condenação, por isso ele é livre para servir a Deus. Ele não confia em sua justiça própria para saber que tem autoridade sobre o diabo, mas confia na justiça de Cristo que lhe foi transmitida.
5. Você tem vivido debaixo de cobranças em todas as áreas de sua vida, seja profissional, familiar ou espiritual. Você sente que não tem conseguido responder como acha que deveria e o resultado tem sido culpa e depressão. Você se sente acusado. Eu ouso dizer que todo o seu problema se resume nisso: sentimento de condenação e acusação.
6. A única maneira de vencermos a culpa e a condenação é crendo e confessando o poder do sangue de Jesus para nos perdoar. O Trabalho do diabo é seduzir e acusar. Se queremos ser vencedores precisamos derrotá-lo nessas duas artimanhas.
7. O problema é que as pessoas quando se sentem acusadas pensam que o culpado é a igreja e sua visão de crescimento, mas o verdadeiro acusador é o diabo. Não nos tornamos vencedores ficando passivos em casa porque estamos na graça. Nos tornamos vencedores porque pela graça recebemos tudo o que é necessário para realizarmos a obra de Deus. Entre casais ninguém precisa do diabo para ter acusações!
*2. Falar da graça não vai estimular as pessoas a viverem no pecado?
1. O poder para sujeitar o pecado reside no conhecimento de que você é justo. Se você luta contra o pecado pensando que ainda é um pecador sujo e corrompido, continuará a viver como um pecador corrompido. Quanto mais você entende que é justificado independente de suas obras, mais você irá viver de acordo com essa verdade.
2. Lembre-se que uma crença correta conduz a um viver correto. A sua vida é o resultado do que tem sido guardado em seu coração. Se você deseja mudar a sua vida a solução não é mudar as suas circunstâncias, mas a solução é mudar o que você crê em seu coração. Aquilo que você crer, resultará suas circunstâncias!
3. Cada problema que você tem enfrentado é o resultado de alguma crença errada. Quando você conhecer a verdade da Palavra de Deus a respeito de cada aspecto da sua vida, essa verdade vai libertá-lo.
4. ***Um crente que verdadeiramente encontrou o completo perdão de Jesus e a perfeição de sua obra consumada na cruz jamais desejará viver no pecado. É a graça e o perdão que nos dão o poder para subjugar o pecado. Paulo disse que o pecado não terá domínio sobre nós porque não estamos debaixo da lei, mas da graça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Rm. 6:14
5. Não é a graça que nos faz pecar, mas a lei. ***Um grupo de crianças brincando na rua nunca pensou em invadir uma determinada casa. Mas quando aparece uma placa na frente da casa escrito: “Não entre!” Não ultrapasse!” Imediatamente esse grupo de meninos desejará entrar na casa. Eles serão tomados de uma curiosidade irresistível.
O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. I Cor. 15:56
6. ***Você já deve ter encontrado pessoas vivendo no pecado e mesmo assim afirmando que vivem na graça. Mas isso é uma mentira. Ninguém que esteja vivendo no pecado está sob a graça e nem mesmo experimentou a graça do perdão, porque a graça sempre resulta em vitória sobre o pecado. A Bíblia diz que o pecado não tem domínio sobre nós quando estamos debaixo da graça. Então, se alguém está vivendo no pecado, definitivamente tal pessoa não está debaixo da graça.
*3. Infelizmente nas igrejas onde se fala muito de graça as pessoas se tornam sem compromisso. O ensino da graça precisa ser equilibrado?
Nunca devemos pensar que equilibramos a graça falando da lei. A lei é o ministério da morte, mas a graça é a nova aliança que nos dá vida. Não equilibramos a vida com morte.
Todavia, precisamos ter cuidado com aqueles que falam de uma outra graça que não é a do Senhor. O primeiro tipo é aquele que pensa que a graça é provisão para a falta de compromisso com Deus e com a Igreja. Tal pessoa não entende e nunca provou a graça de Deus.
Um segundo tipo é aquele que ensina o universalismo. Eles dizem que por causa da graça todos já estão salvos, quer creiam em Cristo ou não. Isso é algo do mais profundo inferno.
A Palavra de Deus nos mostra que a graça é uma pessoa. A graça é Cristo.
Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Jo. 1:16-17
Cristo é o suprimento para todas as nossas necessidades. Aqueles que vivem segundo a lei exaltam as pessoas bem sucedidas no evangelho porque presumem que elas são mais santas e por isso mesmo são mais abençoadas.
Mas aqueles que conhecem a graça sabem que homem nenhum pode ter coisa alguma se não for pela graça. Não exaltam homens porque sabem que tudo provem de Cristo.
Felipe Rigonato

Ae Filipe, mto top a Palavra mano, que Deus continue te usando e derramando graça sobre sua vida!
ResponderExcluir